Sobre a Instituição


O PROJAB - Projeto de Ação Social de Barueri é uma Organização Social Sem Fins Lucrativos que foi fundada no dia 10 de junho de 2000 e está localizada na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1.800, no bairro do Jardim Tupã, na cidade de Barueri-SP.

Iniciamos nosso trabalho realizando encaminhamentos de jovens com problemas de dependência química que residiam no Jardim Silveira, Audir e Tupã para casas de recuperação. Com o aumento da frequência dos encaminhamentos, realizamos um diagnóstico nesta região a fim de entender quais as razões deste alto índice de envolvimento com drogas na região e constatamos que a grande maioria das crianças e adolescentes residentes nestes bairros apresentavam ociosidade no contra turno escolar.

Com estes novos dados, o PROJAB criou seu primeiro projeto: o ‘Resgate da Cidadania’, visando ocupar este tempo ocioso de crianças e adolescentes com cursos culturais e profissionalizantes.

O instituto também atua em parceria com a Igreja do Evangelho Quadrangular, mantida pelo Pastor Tony, que idealizou o PROJAB. Desde 2014, o PROJAB gerencia em um espaço cedido pela igreja em suas dependências, o projeto Berçário do Bem, onde crianças de 0 a 6 anos têm acesso gratuito à creche, recreação e atividades pedagógicas elaboradas por uma pedagoga que coordena o projeto.

Por um período, a entidade atendeu mais de 2.000 pessoas nos Projetos: Resgate da Cidadania, Casa Abrigo, Padaria Solidária e Segundo Tempo. Sempre junto à sociedade, gerando oportunidades e estimulando o exercício da solidariedade e cidadania.

Em parceria com a prefeitura de Barueri, o PROJAB implantou o ‘Projeto Crescer’ em 2018 na cidade, quando passou a fazer a administração, gerenciamento e a operacionalização de três escolas maternais municipais na cidade: a EMM Maria do Carmo da Silva, a EMM Luzia Maria da Conceição Lima e a EMM Nelson Marques. Com uma equipe pedagógica completa e uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como psicopedagoga, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, além de um profissional da área de enfermagem; desde então, através do ‘Projeto Crescer’, o PROJAB oferece educação infantil para crianças de zero à três anos em período integral. Devido ao grande sucesso do projeto, em 2020, o PROJAB assumiu a administração da EMM Prof. Maria José Damasceno Santos. Em fevereiro de 2021, passou a ser responsável pela EMM Aracy Martins de Lima. E, mais recentemente, no dia 11 de julho de 2022, começou a gerenciar também a EMM Ilda Martins Holanda da Silva.

Serviços Prestados


Na sede do PROJAB, são desenvolvidas atividades que abordam questões relevantes à juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e para a formação de crianças e adolescentes com cursos de informática, inglês, artes e ballet.
Atualmente fazemos a administração, gerenciamento e operacionalização de seis escolas maternais em parceria com a prefeitura de Barueri. Com uma equipe pedagógica completa e uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como psicopedagoga, fisioterapeuta, dentista, além de um profissional da área de enfermagem; o projeto oferece educação infantil para crianças de zero à três anos em período integral.

Missão

“Gerar oportunidade e melhoria da qualidade de vida aos não privilegiados de Barueri através da educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização e proteção, estimulando o exercício da cidadania.”

Visão

“Complementar o trabalho social com a família e assegurar os direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de proteção e assistência social, concentrando-se na educação paralela à escola, à procura de atingir o maior número de jovens por meio de cursos oferecidos, proporcionando a esses aprendizado, cultura e lazer a fim de fortalecer a convivência familiar e comunitária.”

Valores

Solidariedade, ética, respeito, companheirismo, integridade e responsabilidade”.

Regulamentos